Durante uma viagem de carro pelo norte de Alagoas, um dos passeios que havia pesquisado e me chamou atenção foi a visita à Associação Peixe-boi em Tatuamunha. Afinal, o passeio faz parte do roteiro de viagem para São Miguel dos Milagres, porque fica bem próximo.
Trata-se de um passeio baseado em turismo de observação do peixe-boi marinho em seu habitat natural. Sem falar que a visita ao local ajuda na geração de empregos para a comunidade, educação e conservação ambiental.
Quando falamos de fazer uma viagem, mesmo que pelo Brasil, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, indicamos que faça um seguro viagem nacional para não depender do SUS numa emergência. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar as atrações, passeios, montanhas e praias do nosso país. O nosso parceiro Seguros Promo é um comparador de seguro viagem que garante os melhores preços. Faça uma cotação, conheça excelentes seguradoras e ganhe 15% de desconto usando o código VIAJELEVE15.
Neste post você vaiu ver:
- História da associação
- A vida do peixe-boi
- Como chegar na associação
- Como é o passeio com o peixe-boi
- Informações extras
- Seguro viagem nacional
- Passeios em Alagoas
História da Associação Peixe-boi de Tatuamunha
A Associação Peixe-boi foi fundada em 2009 com a união de guias locais que lutavam pela preservação da espécie que é ameaçada de extinção.
Desde então, eles vem trabalhando na educação ambiental nas escolas da região, trazendo estudantes e professores para conhecer o peixe-boi e o manguezal, além de receber a visita de turistas de todo o Brasil e de vários lugares do mundo.
A espécie está na lista de “vulnerável à extinção” em âmbito mundial pela União Internacional para Conservação da Natureza. Os principais fatores para isso são a caça irregular que acontecia antigamente, a pesca criminosa de hoje em dia, a captura acidental, a destruição de seu habitat, a poluição e as embarcações motorizadas que machucam os animais.
A Vida do Peixe-boi Marinho
O peixe-boi pode viver 60 anos, chegando a pesar 600 kg e medir incríveis 4 metros. Sua alimentação é baseada em algas marinhas e capim agulha, mas em cativeiro eles são alimentados com legumes como cenoura, beterraba e algumas verduras.
Durante seus primeiros 2 anos de vida, eles se alimentam exclusivamente do leite materno. Já durante a fase adulta, alguns chegam a comer em média 60 kg por dia, ou seja, cerca de 10% de seu peso.
Seu ciclo reprodutivo é muito lento, com uma gestação que dura cerca de 13 meses de apenas um filhote por vez. A comunicação do peixe-boi é feita através de pequenos gritos e é tão importante entre mãe e filhote que ela consegue reconhecê-lo somente através do som.
Eles são extremamente dóceis, nadam lentamente e sobem a superfície da água a cada 5 minutos para respirar. Todos esses fatores infelizmente os tornam uma presa fácil para a caça.
Infelizmente o peixe-boi marinho é um dos mamíferos aquáticos que estão em maior ameaça de extinção, ainda mais por ter uma reprodução muito lenta, tornando o aumento da população ainda mais difícil.
Como Chegar na Associação Peixe-boi
A associação fica no povoado de Tatuamunha, no município de Porto de Pedras, litoral norte de Alagoas. O acesso é fácil, já que a entrada da associação peixe-boi fica bem na rodovia e tem placas de sinalização.
Para quem ficar hospedado em Maceió, pode visitar o local fazendo uma viagem de carro de aproximadamente duas horas, num trajeto de 100 km. É só pegar a rodovia estadual AL-101 sentido norte que passa por todo litoral alagoano.
Fizemos o passeio quando estávamos hospedados em São Miguel dos Milagres, cidade vizinha que fica a apenas 15 minutos de carro e vale a pena visitar para conhecer suas melhores atrações e praias. Contudo, ainda é possível fazer um bate e volta a partir de Maragogi e Japaratinga.
Como é o Passeio do Peixe-boi
Se você for alugar um carro em Alagoas para viajar com maior liberdade, pode ir até o escritório da associação para de lá começar o passeio.
O passeio da associação peixe-boi começa com o guia contando diversas histórias sobre a fundação, a vida do animal e seu habitat. Ele também fala sobre o local em que estávamos, como funciona a Área de Proteção Ambiental (APA) da Costa dos Corais e muito mais.
Depois de uma curta caminhada pelo povoado, passamos por uma ponte de madeira que cruza o rio Tatuamunha e o manguezal. Nessa parte pudemos ver diversos caranguejos e como é todo o ecossistema do manguezal.
Embarcamos numa jangada a remo, onde navegamos na paz do rio Tatuamunha com o silêncio da natureza e a voz do guia super animado contando sobre a flora e fauna, e claro sobre o peixe-boi.
O ideal é fazer silêncio mesmo, principalmente na hora que chega perto das cercas onde os peixes-boi são alimentados. Nessa região, alguns deles estão passando por readaptação e outros que já moram por lá, podem entrar e sair livremente.
Eles demoraram a aparecer, mas logo vieram dois de uma vez só e pareciam se comunicar encostando suas cabeças. Um dos peixes-boi mais famosos, o Aldo, abraçou nosso barco e podemos ter uma sensação fantástica.
Demos a sorte de conseguir ver, mas demorou muito para o peixe-boi aparecer. Pode acontecer o infortúnio da pessoa ir ao passeio da associação peixe-boi e não conseguir ver nenhum animal. Contudo é importante lembrar que a experiência de conhecer toda a região e ajudar a comunidade local já vale a ida.
Associação Peixe-boi: Informações Extras
O passeio acontece diariamente entre às 08h e 17h com duração de mais ou menos 1h30m. Mas fique atento pois o último grupo embarca às 15h30 para ter tempo de ver tudo. O passeio está limitado a 70 pessoas ou 10 jangadas por dia, ou seja até 7 pessoas por barco.
Faça a reserva do passeio com antecedência de pelo menos um dia, ligando para a associação peixe-boi no telefone (82) 3298 6247. Você pode mandar mensagem pelo WhatsApp no número (82) 998103021 ou pelo e-mail contato@associacaopeixeboi.com.br.
Tentamos reservar na hora e não conseguimos, aí reservamos para o dia seguinte, portanto reserve com antecedência, principalmente em feriados e alta temporada. Ainda recomendo que fique atento ao Facebook da associação para ver as novidades e avisos.
Para finalizar, prepare o bolso, pois o passeio custa R$100 e só pode ser pago em dinheiro. Falo isso principalmente porque existe uma loja onde você poderá comprar um peixe-boi de pelúcia, canecas, camisetas e outras lindas lembrancinhas para levar pra casa.
Seguro viagem nacional
Quando falamos de fazer uma viagem, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar. Por isso, queremos deixar algumas dicas sobre seguro viagem nacional. Ele é imprescindível para você viajar com tranquilidade e aproveitar cada atração, passeios e praias.
Para quem não conhece, um seguro viagem nacional te dará cobertura para atendimentos em qualquer tipo de emergência, além de outros imprevistos que possam acontecer durante sua viagem. Caso seu plano de saúde não tenha abrangência em Alagoas, é mais do que recomendado que se faça um seguro nacional para garantir a segurança em todos os momentos.
Às vezes um simples corte no pé pode causar um gasto enorme e fazer um rombo no seu orçamento, que nem estava planejado. Com um seguro viagem você não vai se preocupar com isso, pois terá cobertura para qualquer emergência e ele não vai custar nem 5% do orçamento da sua viagem. Sem falar que você não vai querer ficar na fila do SUS durante as férias, né verdade?!
Clique no botão abaixo, faça um orçamento sem compromisso e veja como é fácil viajar seguro!
Passeio em Alagoas
A sua viagem para Alagoas fica mais completa com a visita à associação peixe-boi, bem como a outras praias da região. Inclusive citamos essa e outras atividades para fazer em Maceió, caso você fique por lá, num post completo aqui no blog.
Abaixo você verá informações e detalhes de passeios pelas mais belas praias e locais do estado para uma viagem perfeita.